Capacitação fortalece combate a doenças e descarte consciente de resíduos em Barra Velha
- Barra Velha Online
- 29 de jul.
- 2 min de leitura

A Secretaria da Saúde da Prefeitura de Barra Velha capacita servidores com o projeto ‘Penso, Logo Destino’.
Na manhã da última sexta-feira, 25 de julho, a Secretaria da Saúde de Barra Velha em parceria com a Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina - AMUNESC, Associação de Municípios do Vale do Itapocu - AMVALI, Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina - DIVE/SC, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina - IMA/SC e o Governo do Estado de Santa Catarina promoveu a capacitação ‘Penso, Logo Destino’, focada em mostrar as formas de descarte correto para resíduos sólidos e em como a prática feita do jeito errado pode prejudicar a saúde pública como um todo.
O treinamento contou com a participação de agentes comunitários de saúde (ACS), agentes de endemias (ACE), assim como gestores e coordenadores das áreas de interesse.
A secretária de saúde, Lilian Ramos Gervasi, esteve presente durante o evento e fez questão de incentivar os servidores a pôr em prática o conteúdo repassado. “Contamos com a adesão de todos os servidores aqui presentes para que utilizem e repassem os ensinamentos desse dia em suas funções, a fim de complementar e qualificar os serviços já prestados para a população”.
Os resíduos sólidos, também conhecidos como lixo, podem ter fins variáveis, a depender do tipo do material que são feitos. No contexto das Unidades Básicas de Saúde - UBS, por exemplo, uma das funções do ACS é orientar a população sobre como dispensar estes ítens. Jéssica Veber, é agente comunitária de saúde no bairro Itajuba, e conta como pretende utilizar o conhecimento recebido com os pacientes da região na qual atua.
“Nossa presença nas casas, como multiplicadores de informações, nos permite auxiliar as famílias a melhor separar os resíduos e ainda a explicar a importância do descarte correto deles. Temos pacientes diabéticos e sempre os aconselhamos a fazer o descarte das agulhas (usadas para a aplicação de insulina), em garrafas de plástico, visando a proteção deles e da Unidade Básica de Saúde, que é quem recebe esses materiais. Aconselhamos também sobre medicações, muitas vezes eles jogam no vaso sanitário e isso prejudica o meio ambiente. Por isso, independente se a medicação está vencida ou não, é aconselhado trazer na UBS do bairro onde a pessoa reside”, comenta a servidora.
O combate de doenças endêmicas como a dengue é tarefa dos agentes de endemias. Uma simples tampa de garrafa descartada incorretamente pode se tornar um criadouro para o mosquito causador. O agente de endemia, Guilherme da Fonseca, fala sobre os pontos que foram destaque no encontro para ele. “A capacitação ajudou a reforçar o papel importante dos agentes de saúde e de endemias na conscientização junto à população. Também nos foi apresentado um mapa com os pontos de coleta espalhados pelo estado de Santa Catarina, em municípios que já recebem materiais como pneus, pilhas, lâmpadas, entre outros. Sem dúvida, uma iniciativa essencial para fortalecer a logística reversa e a sustentabilidade no nosso território”, destaca o servidor.
Com a iniciativa, a Secretaria da Saúde de Barra Velha e as demais instituições parceiras concretizam o objetivo de unir e reunir pessoas e esforços em prol da melhora na saúde pública e no tratamento consciente dos resíduos sólidos na região.
Comments