top of page

Governança Tecnológica e preservação da vida: Programa Praia + Segura 2025/2026

  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

O apoio à Operação Estação Verão representou um dos períodos de complexidade operacional, em razão do expressivo fluxo turístico. Nesse contexto, o Programa Praia + Segura, desenvolvido pela Prefeitura  em colaboração com o CBMSC, que conta com o apoio institucional da ABRATEX (Associação Brasileira de Telecomunicações e Inovações) e a ASABV (Associação de Salvamento Aquático), reafirmou seu papel estratégico na governança tecnológica de proteção à vida, prevenção de afogamentos e gestão inteligente. Com atuação direta dos guarda-vidas no Centro de Controle Regional de Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Barra Velha, o município operou o sistema integrado aliado à Inteligência Artificial com reconhecimento facial por meio da plataforma O GUARDIÃO.


A Governança Estratégica realizou o acompanhamento da orla, com análise de imagens em tempo real, possibilitando decisões baseadas em dados e ações antecipatórias diante de cenários de risco, como identificações de banhistas em áreas de risco, atendimentos de emergência na faixa de areia, apoio a salvamentos, monitoramento de embarcações, monitoramento integral dos pontos de corrente de retorno, apoio para localização de crianças perdidas e análise de estatísticas diárias de usuários na orla.


O Protocolo Técnico de localização de crianças perdidas, com apoio da IA é realizado com a utilização responsável da tecnologia, com apoio preventivo, agilidade, proporcionando tranquilidade às famílias, reforçando o compromisso com a proteção integral da criança.


O Apoio Institucional à Procissão Marítima em honra a Nossa Senhora dos Navegantes demandou planejamento integrado e monitoramento náutico em todo o percurso, com as  embarcações monitoradas durante todo o trajeto, assegurando a realização do evento com organização e segurança.


A temporada de verão demandou planejamento ampliado, análise criteriosa de dados e monitoramento contínuo das áreas de maior concentração. A consolidação de informações estatísticas possibilitou decisões estratégicas mais ágeis e assertivas, subsidiando ações com foco prioritário na preservação da vida.

Comentários


bottom of page