top of page

Julho Amarelo: Secretaria de Saúde de Penha reforça prevenção às hepatites virais

ree

Em alusão ao “Julho Amarelo”, mês dedicado à luta contra as hepatites virais, a Secretaria de Saúde de Penha promove ações para incentivar a prevenção, o diagnóstico e tratamento dessas doenças. A população pode contar com testes rápidos gratuitos para hepatites B e C, atualização da caderneta de vacinação contra hepatite B e orientações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o município.


As hepatites virais afetam o fígado e podem levar a complicações graves, como cirrose e câncer hepático. A campanha tem foco especial na prevenção e tratamento dos tipos B e C, que podem ser assintomáticos e descobertos somente em fase avançada. “É fundamental que a população se conscientize da importância dos exames preventivos e compareça às UBS, que estão prontas para acolher. Também oferecemos testes rápidos de HIV e sífilis, reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de outras doenças sexualmente transmissíveis”, enfatiza o secretário de Saúde de Penha, Nestor Filipe da Luz.


A Saúde Municipal destaca que há vacina contra hepatite B e tratamento para hepatite C, ambos disponibilizados gratuitamente nas UBS. A pasta também prepara ações para os profissionais da Atenção Primária, com uma capacitação que será ministrada por infectologista no dia 30 de julho.


Penha já realizou mais de 3 mil testes rápidos em 2025

Desde o início do ano, a Secretaria de Saúde de Penha realizou 3.377 testes rápidos por meio do Centro de Referência de Doenças Infectocontagiosas, programa federal alocado na Policlínica Municipal.

Comentários


bottom of page