Novo Grupo Antitabaco começa atividades em Barra Velha
- Barra Velha Online

- 21 de ago.
- 2 min de leitura

A Secretaria da Saúde da Prefeitura de Barra Velha por meio do setor da Atenção Primária dá início ao Grupo Antitabaco.
Uma escolha que pode salvar ou garantir mais tempo de vida. Parar de fumar exige muito mais que consciência, é sobre decidir acabar com o hábito vicioso. Para auxiliar as pessoas que escolhem tomar essa decisão, o setor de Atenção Primária, responsável pelas Unidades Básicas de Saúde - UBS dos bairros, em conjunto com a coordenação do Programa de Controle do Tabagismo, deu início na tarde da última terça-feira, 19, ao novo Grupo Antitabaco em Barra Velha.
A secretária da saúde, Lilian Ramos Gervasi, fala sobre como começou a iniciativa no município. “Desde o ano de 2022, a Secretaria da Saúde de Barra Velha assume esse compromisso de apoiar os usuários que desejam largar o cigarro. A estratégia de cuidado é resultado da pactuação feita entre a regional de saúde, o Instituto Nacional do Câncer - INCA e o Ministério da Saúde”, comenta Lilian.
A reunião de pacientes é feita em dois espaços diferentes: nas terças na UBS do bairro São Cristóvão e nas quintas na UBS de Itajuba, para facilitar o deslocamento dos participantes. Com duração de três meses, o acompanhamento e tratamento dos pacientes é feito em reuniões semanais, no primeiro mês, quinzenais no segundo mês e mensais no terceiro. Após esse período, os participantes continuam a ser acompanhados e monitorados por até 12 meses pela médica e enfermeira da equipe de gestão do programa.
A médica Pâmela Helmann, destaca o trabalho multidisciplinar da ação. “Contamos com o apoio de áreas distintas para oferecer um serviço completo aos membros da ação. Tratamos temas como os riscos da interação medicamentosa, orientações sobre alimentos e exercícios práticos que favorecem a restauração pulmonar, apoio psiquiátrico, quando necessário, e aspectos psicológicos”, finaliza a servidora.
O primeiro encontro aconteceu na UBS do bairro São Cristóvão, com a presença de nove inscritos. A enfermeira Sônia Ramalho, responsável pela atividade, explica como funciona o processo de adesão ao grupo. “Para fazer parte do programa, o paciente precisa preencher o questionário de inscrição e triagem, disponível nas UBS dos bairros e na sede da secretaria de saúde, localizada na Avenida Santa Catarina, nº 1443, no bairro Centro”. Para mais informações sobre o preenchimento do documento, os munícipes podem entrar em contato com o número (47) 99225-0815.
Além dos momentos de conversa e interação, a iniciativa também oferece tratamento gratuito com medicações específicas para cada integrante. Executado há três anos na cidade, o trabalho já comemora bons resultados com pacientes deixando de fumar em até 8 dias e 76 pessoas sem uso do tabaco após o tratamento medicamentoso.




Comentários