top of page

Corpo de Bombeiros Militar, em parceria com a Prefeitura Municipal de Barra Velha, intensifica as ações por videomonitoramento.


A prefeitura de Barra Velha, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, implementou um Projeto Piloto de Videomonitoramento na Praia Central desde o início da Operação Veraneio.


Para o carnaval, a ação de videomonitoramento será intensificada, com a presença diária de um Guarda-Vidas no Centro Regional de Videomonitoramento.


A atuação presencial dos guarda-vidas no Centro Regional de Videomonitoramento objetiva aumentar a segurança dos banhistas no período festivo do Carnaval, apoiando diretamente os Guarda-Vidas que estarão de serviço na praia Central.

Para tanto, será instalada uma base com rádio fixo na Central de Videomonitoramento para possibilitar comunicação direta e ágil entre os guarda-vidas que estarão no videomonitoramento e os que estarão no Posto 01 (Praia Central).


Com o apoio das câmeras de aproximação com zoom de até 1 km, os guarda-vidas do videomonitoramento podem identificar banhistas em situação de risco, emergências na faixa de areia, prestar apoio para localização de criança perdida, embarcações na área de banhistas, entre outros.


Ressalta-se que este Projeto Piloto iniciou no dia 22 de dezembro de 2023, sem ônus para o Município, e a intenção é de expandir o serviço para as demais praias de Barra Velha de forma permanente no verão e no inverno.


O Comandante da 3ª Companhia de Bombeiros Militar em Barra Velha, Capitão Jonas Talaisys, destaca: “Este teste, que será realizado agora no Carnaval, tem por objetivo nos proporcionar experiência para o serviço que pretendemos oferecer à população quando houver a estrutura instalada nas demais praias. Onde um guarda-vidas, presencialmente na Central de Videomonitoramento, será capaz de monitorar uma extensa faixa litorânea, potencializando a prevenção aos afogamentos.”


"A colaboração entre as duas instituições fortalece as ações preventivas, segurança dos banhistas e uma resposta mais rápida em caso de ocorrências", ressalta o prefeito interino, Daniel Pontes da Cunha.

Comentários


bottom of page