Tecnologia, integração e compromisso com a vida: inovação aplicada à proteção de pessoas desaparecidas.
- há 18 horas
- 2 min de leitura

A Prefeitura de Barra Velha, por meio do Centro de Controle Regional de Tecnologia e Inovação, em atuação e cooperação institucional com a Polícia Civil de Santa Catarina com ações preventivas contra o desaparecimento de crianças nas praias, a prefeitura reafirma seu compromisso ao empregar soluções tecnológicas avançadas no enfrentamento de ocorrências envolvendo crianças perdidas, idosos desorientados e pessoas desaparecidas.
Nesse contexto, a plataforma O GUARDIÃO, integrada com ScanFace, utiliza recursos de inteligência artificial com reconhecimento facial para segurança pública. A tecnologia permite o cruzamento ágil de imagens captadas em pontos monitorados da cidade com bases de dados autorizadas, contribuindo para a identificação célere de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Durante a Operação Estação Verão 2025/2026, período de intenso fluxo turístico e aumento significativo da circulação de pessoas, a atuação e a contribuição da tecnologia foram determinantes, prestando apoio para a localização de 06 pessoas desaparecidas. O resultado evidencia como a inovação tecnológica, aliada à integração institucional, amplia a capacidade operacional do poder público e fortalece a proteção à vida.
A atuação está alinhada às diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018 – LGPD) e com protocolos técnicos, assegurando que o tratamento de dados pessoais ocorra com base legal adequada, e que conta com transparência, cooperação institucional e parceria com o Ministério Público, Poder Judiciário da Comarca, com as Instituições de Segurança envolvidas e com o apoio institucional das Associações ABRATEX (Associação Brasileira de Telecomunicações e Inovações), a ASABV (Associação de Salvamento Aquático de Barra Velha) e com a Associação Pegadas do Bem de São João do Itaperiú.
Cada minuto é decisivo em casos de desaparecimento. A redução do tempo de resposta, proporcionada pelo uso responsável da tecnologia, aumenta significativamente as chances de reencontro seguro, reduz riscos e traz alívio às famílias.
Barra Velha avança ao consolidar um modelo de governança tecnológica que une integração institucional, proteção de dados, segurança da informação, respeito à legislação vigente, transformando em instrumento de proteção, cidadania e preservação da vida.
Tecnologia com responsabilidade. Inteligência com propósito. Segurança com respeito aos direitos.
